Administração esportiva

O QUE É ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA

São todas as pessoas, atividades, negócios e organizações envolvidas em produzir, auxiliar, promover ou organizar produtos esportivos, de fitness e de recreação

O QUE ENGLOBA A ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA

➤Direito Esportivo ➤Gestão Esportiva ➤Marketing Esportivo ➤Ciências do Esporte ➤Indústria do Esporte

GESTÃO ESPORTIVA  

Pode ser definida como a utilização e aplicação de diferentes conhecimentos provenientes principalmente das Ciências do Esporte e da Administração, aplicados no gerenciamento das diferentes atividades e organizações existentes e que envolvem o fenômeno Esporte.

 

MARKETING ESPORTIVO

Consiste em todas as atividades designadas a satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores esportivos através das estratégias, dentro de um planejamento, que utilizam o esporte para atingir as suas metas.

CIENCIA DOS ESPORTES

É uma das áreas do conhecimento humano ligadas aos estudos das técnicas e métodos usados no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas.

INDUSTRIA DO ESPORTE

É o mercado que oferece produtos e serviços semelhantes ou estritamente relacionados a uma mesma gama de consumidores potenciais, mas com perfis demográficos e psicológicos diferenciados com relação às necessidades, vontades, desejos ou exigências.

 

MACROS SEGMENTOS DA INDUSTRIA DO ESPORTE

➤ Práticas esportivas: O segmento de prática desportiva é composto por organizações que ofertam como serviço as atividades ligadas ao esporte. Exemplos clubes, ligas, federações, etc.

➤ Produção desportiva: A segunda área é formada por empresas que fornecem produtos para o esporte. Exemplos Mizuno, Adidas, Kusakura, etc.

➤ Promoção desportiva: Por fim, a última esfera é formada por empresas que promovem o esporte como um produto. Ou seja, utilizam a parcela da sociedade que o esporte impacta e a sua autoridade para promover sua marca e alcançar mais vendas.

EXEMPLO DA CONSTRUÇÃO DA INDUSTRIA ESPORTIVA DO FUTEBOL AMERICANO  

➤ Práticas esportivas: Os esportes americanos estavam se tornando cada vez mais qualificados, tanto na esfera profissional quanto no âmbito universitário.

➤ Promoção desportiva: Grandes empresas começaram a enxergar no esporte uma capacidade de trabalhar as suas marcas e atingir o consumidor. Além disso, o próprio esporte começou a se posicionar como um produto a ser consumido, principalmente pela mídia, ocupando grades de horário nobre.

➤ Produção desportiva: Dessa forma, atraiu ainda mais investimentos, desenhando toda uma indústria, extremamente lucrativa, em torno do esporte.

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA

➤ Modelo Europeu: É o modelo de gestão mais comum no mundo por ser um modelo misto de gestão, público/privado. Dentro desse modelo alguns países como a Alemanha e a Holanda a gestão pública conduz pontualmente os gastos especificamente na sustentação do modelo, dando aos clubes maior liberdade de organização e condução do esporte. Países como o Brasil e o Japão, que usam o mesmo modelo já contam com um investimento maior direto do Governo.

➤ Modelo Soviético: Modelo de gestão aonde basicamente todo investimento no esporte é feito pelo Estado. Hoje o maior exemplo desse modelo é a China, sendo outras referências Cuba e a Coreia do Norte.

➤ Modelo Americano: O modelo americano é o qual o Estado interfere menos na gestão do esporte, deixando ele se delimitar e se guiar naturalmente como outros mercados de consumo. Estados Unidos principalmente são a referência, podendo citar modelos próximos a Austrália, o Canada e o Reino Unido.

O MODELO SPLISS - Consiste em um sistema de avaliação de políticas de esporte baseado em fatores que podem influenciar no sucesso esportivo do país em geral

SPLISS – Sigla que em inglês significa – Fatores da politica desportiva que conduzem ao sucesso esportivo internacional - Pilares que levam ao sucesso esportivo internacional

MODELO EUROPEU DE LIGAS ESPORTIVAS

➤ clubes

➤ acesso e descenso

➤ mérito esportivo

➤ democracia

➤ liberdade

POPULARIDADE DAS ARTES MARCIAIS NO MUNDO

A popularidade a principio foi determinada pela cultura do povo. Para se ter uma ideia na China antiga as preferencias eram distintas pois no norte onde a caça era o sustento eram aplicadas técnicas de pernas. Já no sul pela extensa plantação de arroz eram usadas lutas de agarramento.

Nos dias atuais esta preferencia é muito determinada através da mídia e os gráficos do Google Trends demonstram isto . O boxe esteve no auge durante a era Mike Tyson. O karatê na época dos longas metragens de “karate kid”. O kung fu teve vários picos de popularidade com David Carradine, Jackie Chan e ainda despertando o interesse da criançada através de “Pô” o kung fu panda. O jiu-jitsu brasileiro cresceu com a familia Gracie. Mais recentemente explodiu nos Estados Unidos, Brasil e Canada o MMA – Artes Marciais Mistas ou Mixed Martial Arts em ingles que atualmente tem uma mídia fortíssima a seu favor.

Além da mídia esta popularidade foi testada através de pesquisas pouco comprovadas. Número de academias das diversas modalidades. Número de praticantes e também muito determinante neste contexto as Olimpíada. Alguns sites com pesquisas também não comprovadas divulgam a popularidade das artes marciais da seguinte forma: 1 – MMA, 2 – boxe, 3 – jiu jitsu brasileiro, 4 – judô,   5 – kung fu, 6 – taekwondo, 7 – sumo, 8 – karate, 9 - muay thay

QUAIS SÃO OS VALORES DO JUDO?

➤ Respeito ➤ Amizade ➤ Disciplina ➤ Companheirismo ➤ Resiliência ➤ Força ➤ Auto Controle ➤ Gentileza ➤ Coragem ➤ Modéstia

A PARTIR DOS VALORES DO JUDO QUAIS SERIAM AS MELHORES ALTERNATIVAS

➤ Criar regras claras e justas para o desenvolvimento do esporte

➤ Organizar mecanismos dentro dessas regras para esse desenvolvimento

➤ Desenvolver e apoiar cada vez mais ações plurais e acadêmicas para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do nosso esporte

➤ Divulgar toda e qualquer ação de promoção positiva do esporte, entendendo que somos parceiros de jornada e não competidores

➤ Fazer naturalmente a indústria do judô girar o que é um grande e importante passo para todos nos que vivemos e amamos esse esporte